Pular para o conteúdo principal

Resenha de Banheiro e Papo de Bar

Por Reginaldo Santos

Lembro-me quando criança da curiosidade que me despertava aqueles homens de bigode e boina nas esquinas da cidade, com uma caixa coberta por um pano preto em cima de um tripé tirando fotos de transeuntes. O fotógrafo lambe-lambe (profissional quase extinto) mexia com nossa imaginação nas várias teorias que se desenrolavam em torno do que acontecia ali dentro, quando cobria a cabeça e tirava a foto era uma mistura mágica – metade homem, metade máquina – que se transformavam numa só coisa (monstro, desenho animado).

A Cia. Artística Lamparina parece ter percebido a magia contida nessas caixas, rompem os limites do palco e levam o Teatro lambe-lambe a qualquer espaço que quiserem (desde que tenha um metro quadrado). Tudo que precisam é da curiosidade das pessoas, não importa a idade todos querem descobrir o que há entre a caixa e o manipulador. De maneira delicada e bem humorada os artistas contam pequenas histórias para uma pessoa de cada vez, uma experiência ao mesmo tempo íntima e efêmera.

Foto: Daniel Protzner
La dentro, personagens construídos a partir de formas animadas nos contam duas histórias. A primeira acontece num bar onde dois amigos discutem qual a melhor cerveja, não fosse pela influência da propaganda da televisão, teriam eles opinião própria? Depois, no banheiro, descobrimos como enganar as mamães ligando os chuveiros e fingindo que estamos no banho. A novidade é que não desconfiávamos que as mamães pudessem fazer o mesmo. A verdade é que tanto no bar, como no banheiro, somos os donos da verdade!

Fica aí a sugestão da Cia. de Jaraguá do Sul, podemos criar novas maneiras de levar a experiência do teatro para qualquer parte, no caso do Teatro lambe-lambe teremos a garantia de sucesso de público em todas as sessões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novidades de Março

O mês de março está cheio de novidades para a Cia. Avenida Lamparina. Fomos selecionados para participar dos seguintes Festivais: 2º Animaneco em Joinville (Inclusive estamos com uma Campanha no Catarse - confere, contribui. Aqui ó:  www.catarse.me/animanecojoinville ) O Festival acontece em abril e maio.   Selecionados para a Mostra Itinerante do Festival Nacional de Teatro de Chapecó que acontece também em abril. Selecionados para a  10º Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas da cidade de Ourinhos/SP que vai acontecer em maio.  Selecionados para participar do 5º  Ocupa Atibaia 2018.  E convidados para a 9ª Mostra Internacional de Teatro Perimetral no Uruguai, que vai acontecer em setembro. Neste mês damos continuidade à segunda etapa do Projeto Baús do Tesouro no Litoral Catarinense. Confira a agenda de apresentações:

E em Junho nós...

Junho foi um mês dedicado à formação, apresentação e encontros. A atriz Suzi Daiane está participando de dois projetos incríveis de Formação. "Mulheres, mães e suas histórias" projeto que aconteceu na cidade de Joinville com o pessoal da Dionísios Teatro. O curso com duração de 3 meses, relaciona Teatro Playback com o universo da maternidade. O projeto encerrou no mês de Julho e durante os meses de Junho e Julho aconteceram diversas apresentações: "Território do Riso - Formação em Palhaçaria" com Lia Motta em Balneário Camboriú. O Curso teve início em Maio e tem duração de seis meses. Além disso, no mês de Junho a Cia. apresentou-se na Fantoche em Joinville - O espetáculo "O Gigante". Dia de alegrar as crianças e fazer o registro em Fotos do espetáculo.  Fotografia: @mariafalda Em Junho aconteceu o resultado da Oficina de Teatro lambe-lambe que ministramos em Balneário Camboriú pelo projeto Baús do Tesouro no Litoral Catarinense atr...

Dueto - Campanha do Financiamento Coletivo

Em breve, campanha do Financiamento Coletivo do segundo CD solo autoral de Thiago Barba, Dueto.